sexta-feira, 17 de maio de 2013

Os magos do oriente


A Visita dos Magos
Mateus 2:1-3
Versículo 1 – “tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:”
A origem dessa narrativa de Mateus é desconhecida, mas é possível que tenha sido preservada pelas igrejas antigas de Antioquia ou da Judéia. Vemos aqui algo importante: Jesus nasceu em Belém de Judá, ou Belém Efrata como era conhecida no Velho Testamento para diferenciá-la de outra Belém, do território de Zebulom. É interessante que apesar de nascer de forma desconhecida por Israel o nascimento de Jesus não passou despercebido por um grupo de magos (astrólogos, mágicos, encantadores, sábios...) que vieram de alguma parte oriental. Eles identificaram um sinal nos céus e seguiram-no.
Versículo 2 – “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo”.
É importante destacar que os magos identificaram um sinal nos céus e o associaram com a vinda do Cristo. Isso porque já havia naquela época uma expectativa quanto à vinda do messias, conforme havia sido previsto pelos profetas do Velho Testamento. Era parecido com o que ocorre hoje em relação à volta de Jesus para o arrebatamento da igreja. Já existe certa expectativa e alguns homens, como aqueles magos, estão atentos aos sinais. E realmente havia tal expectativa, de que a qualquer momento nasceria o Ungido do Senhor. Os magos viram naquele sinal, talvez por meio de uma revelação, que ele havia nascido: o rei dos judeus. Os magos vieram adorá-lo, uma narrativa que a igreja antiga usava para ensinar que aquele evento era um sinal profético de que um dia todos, até mesmo os adeptos da magia e da feitiçaria, se prostrarão diante do Rei Jesus.
Versículo 3 – “O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém”;
Duas perturbações reveladoras. A primeira: a do rei Herodes, que por usurpar o poder havia matado sem piedade a alguns de sua família e que agora sentia-se ameaçado por aquela nova dinastia. Ele era governador de Israel com o consentimento do império romano, que tinha essa forma organizada de comandar seus governados, deixando alguns poderes paralelos do próprio povo subjulgado.
A segunda perturbação reveladora era a de Jerusalém, que indicava que os magos chamaram a atenção. É provável que tenham entrado na cidade com uma caravana – como era de costume aquele tipo empreitada. Na época eles viajavam em não pequenos grupos para suas rotas comerciais. Portanto, dificilmente seria o caso de apenas três magos, conforme ensina a tradição.
Mas, naquele dia eles não vieram para negociar. Estavam perguntando pelo messias e isso causou inquietação e alvoroço, pois, era um assunto polêmico de um evento que muitos aguardavam. É razoável pensar que entre os magos havia alguns judeus, pois era comum que alguns deles na época fossem estudar astrologia na Babilônia na escola de Sipar. Esses, por certo teriam interesse em saber sobre o nascimento do Messias e por isso devem ter incentivado a partida da caravana para Belém.

Saiba mais sobre a Bênção do Filho de Davi


Nenhum comentário:

Postar um comentário